quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Caminhos para Cuiabá V – Transparência


Caminhos para Cuiabá V – Transparência



Continuo a série sobre possíveis caminhos para a Prefeitura de Cuiabá. Hoje quero tratar da transparência na ação governamental. Uma das grandes referências hoje nesta área é a Lei Complementar 131/2009, denominada de “Lei Capiberibe”.

            O seu objetivo foi avançar em alguns dispositivos introduzidos no direito brasileiro pela Lei Complementar 101/2000, denominada de Lei de Responsabilidade Fiscal. O seu Capítulo IX trata de transparência, controle e fiscalização, trazendo regras, limites e mecanismos para compensação de desvios.

            Desde a entrada em vigor da LC 101/2000, houve forte desenvolvimento e popularização da internet, com aprimoramento significativo da transparência, por meio da disponibilização de documentos públicos, acessível a qualquer cidadão para consulta.

            A União obteve avanços expressivos para os padrões brasileiros, com a criação de organizações como a Controladoria-Geral da União (CGU), ouvidorias, o Conselho de Controle de Atividades Financeiras (COAF), o fortalecimento do Tribunal de Contas da União, da Polícia Federal e do Ministério Público, etc. Entretanto, tal comportamento não se espalhou por Estados e municípios da mesma forma que na esfera federal.

Várias organizações não-governamentais se movimentaram no sentido de melhor medir o cumprimento da LC 131/2009. A Contas Abertas passou a calcular o índice da União e de todos os Estados, gerando um ranking de acordo com as informações disponíveis para consulta na internet.

O Instituto de Estudos Sócioeconômicos (Inesc) passou a fazê-lo também para as capitais dos Estados. Sua equipe identificou um conjunto de 58 variáveis para medição da transparência nos sítios das respectivas prefeituras municipais na internet.

Dentre elas estão: elaboração do orçamento; acesso à legislação orçamentária; conteúdo da legislação orçamentária; execução orçamentária; execução orçamentária do Legislativo; e avaliação.

O ranking apontou Curitiba como a capital de melhor pontuação, com 75,9 de cem pontos possíveis. As seguintes foram Porto Alegre (75) e Brasília (62,9). Cuiabá atingiu a décima primeira posição, com 53,4 pontos, correspondente à sua colocação no ranking das capitais por renda per capita (9º).

Na outra ponta ficaram Macapá e Teresina, com zero de pontuação, já que não atenderam à metodologia da pesquisa. Boa Vista atingiu 10,3, ocupando a antepenúltima posição.

Para melhorar sua nota, Cuiabá precisa aprimorar bastante a transparência das informações produzidas pela sua Prefeitura Municipal e também pela Câmara de Vereadores.

Informações hoje triviais em nível federal são difíceis de encontrar por aqui. Cito as tabelas salariais de todas as categorias de servidores municipais, junto com o enquadramento dos servidores e sua distribuição pelos órgãos da prefeitura e câmara municipal.

Outras informações importantes relativas à execução orçamentária são também difíceis de serem localizadas. Aqui entram os pagamentos feitos pela Prefeitura para fornecedores, a arrecadação dos impostos de competência municipal, as receitas de transferências constitucionais recebidas do Estado e da União, a legislação acerca de receita e despesa, renúncias fiscais, dentre outros.

Ao disponibilizar tais informações, a Prefeitura cumprirá os dispositivos da LC 131/2009 e facilitará o exercício do controle social pela cidadania. Existem pesquisas indicando que o maior acesso às informações do setor público é uma das variáveis mais importantes para ampliar o número de denúncias sobre irregularidades, junto com o conhecimento sobre o direito de denunciar e credibilidade nas apurações e suas consequências.

Cabe, portanto, aos candidatos a Prefeito e vereador na próxima eleição trabalharem com esta temática, tanto no Poder Executivo quanto no Legislativo. E ao eleitor compete escolher aqueles que mais se preocupam com tais procedimentos, para que a relação não termine quando a tecla CONFIRMA da urna eletrônica é apertada.

  

Vinicius de Carvalho Araújo é gestor governamental do Estado, mestre em História Política, professor universitário escreve neste blog toda segunda-feira - vcaraujo@terra.com.br www.professorviniciusaraujo.blogspot.com


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